Primeiro e único Museu da América Latina

Mais de 650 mil visitantes já participaram das atividades - Emocione-se com o passado... e surpreenda-se com o futuro!!

 
 

Site hospedado em:

Visite:

Fóssil raro achado em solo gaúcho

13 de Janeiro 2009

 

Crânio de cinodonte seria um dos mais completos do mundo

Mais um pedaço da pré-história foi desencavado de solo gaúcho.
Pesquisadores da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Cachoeira do Sul descobriram no interior de Dona Francisca, na Região Central, um crânio de cinodonte que pode ser um dos mais completos já descobertos no mundo. A importância do achado é que se trata de um crânio quase inteiro de uma espécie pouco conhecida no Brasil.

O fóssil está articulado à mandíbula e tem toda a dentição. Batizado de Ulbra PVT-049, foi encontrado em julho passado, impregnado em uma rocha, à margem de um açude construído para reter água de uma lavoura de arroz.
A descoberta só foi divulgada agora, após estudos de confirmação da espécie. A análise apontou-o como sendo idêntico ao Luangwa, existente na África. Agora, a localização dele no Brasil reforça a teoria da união de todos os continentes durante o período Triássico – a chamada Pangea.

– Esse animal é um viajante de cerca de 240 milhões de anos. É um fenômeno para a Paleontologia – comemora o professor do Departamento de Paleontologia da Ulbra, Sérgio Furtado Cabreira, mestre e doutorando na área.
No Rio Grande do Sul já se tornou comum encontrar fragmentos cranianos de fóssil, mas é a primeira vez que se encontra um exemplar tão completo. Os pesquisadores acreditam que 95% da estrutura do crânio tenha sido preservada. A descoberta permitirá estudos mais aprofundados.

– Vai nos ajudar a entender ainda mais o cenário daquele período e a forma como eram as comunidades e a convivência entre os herbívoros e carnívoros. É um avanço – comenta a professora do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da UFRGS, doutora Marina Bento Soares.

 

 

 

 

 

 

voltar topo

voltar SEÇÃO PALEONTOLOGIA