Primeiro e único Museu da América Latina

Mais de 650 mil visitantes já participaram das atividades - Emocione-se com o passado... e surpreenda-se com o futuro!!

 
 

Site hospedado em:

Visite:

INTÉRPRETE DO UNIVERSO

Professor Hernán Mostajo

Por que sou o Intérprete do Universo?

"Porque transformo a complexidade científica do COSMOS em linguagem simples, sendo que me dedico ao mais infinito dos UNIVERSOS: A MENTE HUMANA"

Hernán Mosttajo

Curriculum

Hernán Mostajo, Professor Historiador, Educador Científico, Conferencista nas áreas da Cosmologia, Astronomia, Exobiologia, Museologia e Educação Ambiental já representou o Brasil em Congressos Internacionais em mais de 30 países.

No dia 27 de Julho de 2011, durante a reunião da Quinta Região Museológica do RS, o Professor Hernán Mosttajo foi eleito o representante para a formação do Colegiado Setorial de Museus que irá contribir para a formação do Plano Estadual de Cultura.

Há 20 anos dedica-se ao estudo da Cosmologia e da Educação Científica aplicada para Estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Graduação. Em 1996 defendeu a Tese “Vida Extraterrestre - uma Análise Histórica e Científica”, obtendo pontuação máxima na Faculdade Imaculada Conceição – Santa Maria - RS.

Membro representativo Instituto Latinoamericano de Museus (ILAM), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Sistema Estadual de Museus (SEM).

Diretor Presidente da Associação Brasileira de Educação Científica (ABEC), Associação Gaúcha de Astronomia (AGA) e Diretor do Observatório BioAstronômico

Há 20 anos dedica-se ao estudo da Cosmologia e da Educação Científica aplicada para Estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Graduação. Em 1996 defendeu a Tese “Vida Extraterrestre - uma Análise Histórica e Científica”, obtendo pontuação máxima na Faculdade Imaculada Conceição – Santa Maria – RS.

No dia 27 de Julho de 2011, durante a reunião da Quinta Região Museológica do RS, foi eleito o representante para a formação do Colegiado Setorial de Museus que irá contribir para a formação do Plano Estadual de Cultura.

Colaborador Institucional: United Nations Environment Programme (UNEP), Food and Agriculture Organization (FAO), Agência Espacial Brasileira (AEB), National Aeronautics and Space Administration (NASA), Nações Unidas (ONU).

No ano de 2013 tornou-se Embaixador no Brasil da Fundação Jamie Oliver - www. jamieoliverfoodfoundation.org.uk - entidade esta reconhecida mundialmente por levar uma alimentação saudável para as crianças.

No ano de 2013 O Professor Hernán Mostajo Criou a Darth Vader - Legião do Bem, entidade voltada a atender as crianças em tratamento do câncer infantil, levando os personagens da Saga Star Wars para os Hospitais do RS, projeto este com conhecido Nacionalmente.

Histórico:

Em 2001 fundou o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência em Itaara - RS que tem por objetivo ser ponto de referência para todas as pessoas que buscam em saber e conhecer os mistérios de nosso Planeta, bem como os mistérios do Universo, onde todos visitantes realizam “uma viagem do centro da Terra ao Espaço Sideral, rumo ao encontro de nossas origens.”

Em 2003 elaborou o Projeto Educacional “Astronomia na Escola” juntamente com uma equipe de profissionais capacitados nas áreas da Educação, Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e Agência Espacial Brasileira. Desde então este projeto vem sendo ferramenta na divulgação da Ciência e Tecnologia nas escolas do RS, que no ano de 2009 completou mais de 70 mil alunos participantes.

Em 2003 Participou como consultor científico e protagonista do Programa Curta metragem Histórias Extraordinárias produzido pela RBS - TV Porto Alegre com o título: "Viagem ao Planeta Acart" sob a direção do cineasta Hique Montanari.

No ano de 2004 elaborou o Projeto Educacional “Paleontologia na Escola” onde o mesmo divulga a importância do Patrimônio Fossilífero do RS, este projeto percorre todas as escolas , estimulando os alunos na preservação do Patrimônio fóssil Brasileiro.

Desde 2005 o Educador lançou-se no cenário Nacional e Internacional como “Intérprete do Universo” personagem atuante em suas incríveis palestras Show de Ciências. Já palestrou para mais de 100 mil alunos e professores. Ao longo destes anos reuniu inúmeras publicações e reportagens a seu respeito na mídia nacional e internacional.

No ano de 2006 O Professor Historiador Hernán Mosttajo criou a Exposição: “2006 Brasil no Espaço”, com a colaboração da Agência Espacial Brasileira e Ministério da Ciência e Tecnologia. A exposição divulga a importância do Brasil na formação de Cientistas e futuros Astronautas. A Exposição “2006 Brasil no Espaço” também é uma grande homenagem ao Primeiro Astronauta Brasileiro, Marcos Pontes.

Em 2006 Participou como consultor científico e protagonista do Programa Curta metragem Histórias Extraordinárias produzido pela RBS - TV Porto Alegre com o título: "Bolas de Fogo de Rodeiro Bonito" sob a direção do cineasta Cristiano Trein Histórias.

No ano de 2007 O Professor Hernán Mosttajo realizou a "Semana Nacional da Ciência e Tecnologia" - evento este em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Neste evento de dois dias mais de 2.000 alunos da rede pública escolar da Região Central do RS participaram ativamente.

Em 2009 Atuou diretamente na divulgação e distribuição do "Guia Educacional - Santa Maria dos Vestígios Fósseis", foram entregues 10.000 guias educativos para os alunos das Escolas Municipais de Santa Maria. Este Projeto foi desenvolvido com o Mestre em Educação Profesor Alberto Martins da UFSM.

Em 2009 Criou o Projeto Educativo "Educação Infantil e Museu" visando ser de suma importância que os alunos desde seu primeiro contato com a educação tenham a oportunidade de conhecer, participar, entender o significado de Museu. Este projeto foi desenvolvido com a Psicóloga e Pedagoga Cátia Ferreira da UFSM.

Em 2009 inaugurou sob sua Presidência a sede oficial do Observatório BioAstronômico – COSMOS em Itaara – RS que objetiva divulgar a Ciência da Astronomia de forma educacional comprometendo-se com a erradicação do Analfabetismo Científico nesta área, e de forma turística gerando fluxo intenso e permanente de visitantes para o município de Itaara e Região.

Em 2010 O Professor Hernán Mosttajo elaborou o Projeto "Evolução e Diversidade" em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade, projeto este que já tem sua agenda lotada para conferências em Escolas e Universidades.

No ano de 2013 tornou-se Embaixador no Brasil da Fundação Jamie Oliver - www. jamieoliverfoodfoundation.org.uk - entidade esta reconhecida mundialmente por levar uma alimentação saudável para as crianças.

No ano de 2013 O Professor Hernán Mostajo Criou a Darth Vader - Legião do Bem, entidade voltada a atender as crianças em tratamento do câncer infantil, levando os personagens da Saga Star Wars para os Hospitais do RS, projeto este com conhecido Nacionalmente.

O Professor Hernán Mosttajo já recebeu inúmeras homenagens de Governo de Federal, Estadual e Municipais e demais títulos por suas atividades na erradicação do Analfabetismo Científico.

Hoje o Professor Hernán Mosttajo representa a ponte entre Universidades, Museus e Escolas.

Reflexões do Intérprete do Universo:

“Muito mais do que saber ler e escrever é necessário saber inferir sobre o Universo"

"O analfabeto cósmico é todo aquele Ser Humano que não compreende a sua existência pertencente a um Todo, o Cosmos; lê e escreve sobre o Universo porém interpreta-o como se estivese ao lado e não dentro deste."

"Não é obra do acaso o Planeta Terra possuir "hidrogênios pensantes", elementos precursores do Universo dotados de capacidade intelectual para questionar sua própria existência."

"Os Museus são templos de História e Ciência do passado, do presente e do futuro, onde de maneira não formal, educandos e educadores constituem-se personagens de um processo educacional moderno e inovador."

"A alfabetização cósmica objetiva a formação de cidadãos engajados na globalização de atitudes positivas para com o Planeta Terra e o futuro da Humanidade."


Hernán Mostajo
Intérprete do Universo

voltar