Primeiro e único Museu da América Latina

Mais de 650 mil visitantes já participaram das atividades - Emocione-se com o passado... e surpreenda-se com o futuro!!

 
 

Site hospedado em:

Visite:

HISTÓRICO DO MUSEU

MUSEU INTERNACIONAL DE UFOLOGIA, HISTÓRIA E CIÊNCIA

"VICTOR MOSTAJO"

No video abaixo o histórico do Museu de Ufologia, uma referencia na educação Produção: Bitcom TV Apresentação: Marlon Leonardelli e Fernando Fosali Cinegrafia: Leonardo Moré Produção: Rochele finco Edição: Guillermo Mathias

 

Primeiro e único da América Latina que trata a temática da vida extraterrestre dentro de um preceito científico, não provando extraterrestres, cabendo isso somente a Ciência.

Introdução:

O Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência “Victor Mostajo” tem sua sede no Município Turístico de Itaara – RS, distante 15km de Santa Maria - RS, a Cidade Cultura.

O Museu tem 21 anos de existência e já recebeu mais de 650 mil visitantes, destacando-se como um dos Museus mais visitados do RS e um dos principais Museus do Brasil, conforme registro no IBRAM.

Foi inaugurado no dia 24 de junho de 2001 como forma de contribuição para o entendimento da dinâmica do Cosmos e das Ciências Naturais bem como os mistérios do Universo.

Itaara - RS - 310km de Porto Alegre - RS

Missão:

É proporcionar aos visitantes o conhecimento e o desenvolvimento do espírito científico através dos temas: Cosmologia, Evolução da Vida, Paleontologia, Arqueologia, Astronomia/Astronáutica e a Vida Extraterrestre/Ufologia, assuntos esses abordados e desenvolvidos de maneira clara e objetiva dentro de uma proposta pedagógica e com preceitos técnicos-científicos; bem como preservar e expor o acervo relacionado com a temática extraterrestre no âmbito nacional e internacional.

O Museu é oficialmente filiado aos orgãos da Museologia Nacional e Internacional:

INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS (ICOM), INSTITUTO LATINO AMERICANO DE MUSEUS (ILAM), INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN), INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM) E SISTEMA BRASILEIRO DE MUSEUS, SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS (SEM).

O Museu é pioneiro na musealização do Patrimônio Cultural Material e Imaterial relacionado à temática vida extraterrestre conferindo-se o título de primeiro e único Museu no Brasil e Primeiro da América Latina. Como tal, constitui-se de fato e de direito como Instituição Museológica que desenvolve a preservação, investigação e comunicação desta inédita temática.

O Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência “Victor Mostajo” tem por objetivo proporcionar aos estudantes e visitantes o Turismo Cultural e Educacional, que consiste em um tipo de turismo onde as pessoas se deslocam na busca de informações e manifestações científicas, históricas e culturais.

O Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência “Victor Mostajo” é a única Instituição do interior do RS que consegue reunir diversas áreas do conhecimento em um mesmo lugar, contribuindo para a interdisciplinaridade do Ensino.

O nosso padrão de turismo é do tipo interativo: quando o visitante interage diretamente com o objeto observado, seja algo concreto ou abstrato, procurando vivenciá-lo. Para isto, a atividade turística educacional é feita de maneira didática deixando que as emoções e as informações culturais sejam absorvidas de forma natural, vivenciando a História de maneira LÚDICA.

O acervo de informações Científicas e Técnicas estão dispostos em um ambiente dedicado ao estímulo da curiosidade e do raciocínio lógico, sendo os assuntos apresentados de maneira interativa e dinâmica.

Em seu acervo, os objetos museológicos dispostos nas seis seções temáticas compreendem as seguintes categorias: COSMOLOGIA, EVOLUÇÃO DA VIDA, PALEONTOLOGIA, ARQUEOLOGIA E ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA E UFOLOGIA.

- Artes visuais, comunicação, documentos, mobiliário, objetos pessoais, achados arqueológicos, paleontológicos e astronáuticos.

O Museu desenvolve uma atividade museal moderna, obedecendo às Diretrizes Museológicas que objetivam a salvaguarda do Patrimônio Material e Imaterial e a consequente construção de uma cidadania cultural.

Zé Ramalho - Padrinho do Museu

O Museu já recebeu inúmeros Visitantes ilustres, como o Cantor e Compositor Zé Ramalho, que é Padrinho do Museu, Cantor e compositor Vitor Ramil, o Músico e Apresentador Rui Biriva,o Jornalista Ismar Madeira, o Jornalista Arthur Veríssimo, entre outros. Representações Políticas de destaque em nosso Estado como o Deputado Estadual José Haidar Farret, Beto Fantinel, Deputado Federal Cezar Schirmer, Vereadores, Prefeitos. Ministro e atual Senador da Republica Astronauta Marcos Pontes, Dr. Carlos Moura Presidente da Agencia Espacial Brasileira, entre outros.

Educação e Museu

O Museu atende à comunidade com exposições permanentes e temporárias, elaboração de estudos e oficinas educacionais, proporciona atendimento e orientação a educadores e alunos de séries Iniciais, Ensino Fundamental e Médio, realiza palestras em Escolas, Universidades e Comunidades, auxilia acadêmicos na realização de Pós-Graduação e Mestrados.

O Museu já colaborou desde 2001 com 101 feiras de ciências, 235 trabalhos escolares, 5 teses de Graduação , 1 tese de especialização, 2 teses de Mestrado e 2 Curta-Metragens.

As atividades do Museu têm como Orientação Técnica: Organizações Científicas governamentais e não governamentais, bem como Instituições Museológicas nacionais e internacionais.

Alien é quem ainda não nos visitou!!

voltar

voltar para home