Primeiro e único Museu da América Latina

Mais de 650 mil visitantes já participaram das atividades - Emocione-se com o passado... e surpreenda-se com o futuro!!

 
 

Site hospedado em:

Visite:

EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS

COSMOLOGIA

 

Cosmologia é a Ciência que estuda a estrutura, evolução e composição do Universo.

Qual a origem do Universo?, quando e como surgiu? O que é o Big Bang? Como se formam os Buracos Negros? O Universo está em expansão?

Estas e tantas outras perguntas relacionadas à temática Cosmologia serão abordadas e contextualizadas durante a visitação guiada.

O acervo museal proporcionará o entendimento da dinâmica do Cosmos através de painéis informativos, painéis artísticos, arranjos estruturais de átomos e moléculas (em maquetes) que possibilitarão a compreensão do Fenômeno Big Bang, formação das Galáxias, origem e evolução do Sistema Solar, surgimento dos planetas extrasolares, enfim, a concepção do Cosmos até os dias atuais.

 

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA

Conhecer a História da Evolução da Vida no Planeta Terra, é uma questão de Cidadania.

Através do acervo museal é possível percorrer e entender todos os caminhos trilhados pela Evolução, do surgimento dos primeiros microorganismos nos oceanos até o aparecimento do Homem.

Por meio de maquetes e painéis artísticos e científicos o visitante compreenderá a origem e a evolução das formas de vida existentes em nosso Planeta.

De maneira lúdica assimilará as Eras e Períodos Geológicos, fauna e flora correspondentes à cada etapa da Evolução.

 

PALEONTOLOGIA E PALEOBOTÂNICA

 

Viajar pelo tempo geológico, conhecer a longa História da vida na Terra e decifrar seus mistérios estão entre os mais fascinantes desafios desta exposição temática.

A História dos Répteis e Dinossauros que viveram durante a Era Mesozóica há milhões de anos atrás é contada através de maquetes e painéis informativos, dioramas apresentam fósseis animais e vegetais, com destaque para o acervo paleontológico do Rio Grande do Sul através da réplica do Pampadromeus barberenai, considerado um dos mais antigos dinossauros do Mundo, encontrado em Agudo - RS em 2006. E atualmente este grupo compoem 16 dinossauros.

Destaque também para o fóssil do ancestral mamífero e fóssil do ancestral dos répteis voadores encontrados na Região da Quarta Colônia.

Durante a visitação por escolas os alunos poderão participar de uma interatividade com o acervo paleontológico, tais como, peixes fossilizados, fósseis vegetais, invertebrados e icnofósseis, com destaque para fósseis de répteis que habitaram a Região Central do RS há mais de 200 milhões de anos, compreendendo importante resgate do patrimônio fossilífero.

Os visitantes receberão informações referentes ao GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA e sua importancia para a Região Central do RS.

 

ARQUEOLOGIA E ANTROPOLOGIA

Conheça a fascinante História da Evolução Humana através de reconstituição ilustrada completa.

Embarque em uma extraordinária jornada ao passado da vida Humana - Quem somos? De onde viemos? E para onde vamos?

Em visita guiada a História da Evolução Humana é contada de maneira teatral, participativa e interativa junto aos alunos, tranformando-se em uma experiência memorável e assim contribuindo para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Destaques

Réplica Científica da Lucy:

Na Década de 70 na África, foi encontrado o Fóssil do Australopitecus bípede, com idade estimada em 3,5 milhões de anos, denominado Australopitecus afarensis, popularmente chamada de “Lucy".

Réplica Científica da Luzia:

Outro destaque do acervo é a reconstituição científica do hominídeo brasileiro mais antigo, Luzia, com cerca de 12 mil anos, fóssil encontrado em Minas Gerais.

 

ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

RÉPLICA DO MÓDULO LUNAR "ÁGUIA"

“Apollo 11” esta nave que ficou na história, iniciou sua trajetória no dia 16 de julho de 1969, impulsionada por um gigantesco foquete lançador “Saturno V”. Sua tripulação é formada por Neil Armstrong, o comandande da missão, primeiro homem a pisar na Lua, secundado por Edwin Aldrin, e Michel Collins que ficou em órbita lunar no módulo de serviço denominado Columbia.

Em visita guiada é possivel entender todas as missões Apollo que levaram 12 homens a pisar em solo lunar; e mais, os bastidores da conquista (acervo audiovisual) onde os astronautas fizeram comentários intrigantes para os cientistas da missão em Houston, no Texas (EUA).

Esta exposição é inédita no Brasil e compreende:

Réplica módulo Lunar Águia que pousou na Lua em 1969;

Paineis fotográficos e informativos contando toda a História desta façanha, desde o dia do lançamento do Foguete Saturno 5 até o pouso na Lua e o retorno à Terra;

 

voltar