Primeiro e único Museu da América Latina

Mais de 650 mil visitantes já participaram das atividades - Emocione-se com o passado... e surpreenda-se com o futuro!!

 
 

Site hospedado em:

Visite:

contéudo do site da Fecomérci/RS: www.fecomercio-rs.org.br

"Todo o conteúdo da Agência de Notícias Fecomércio/RS pode ser reproduzido sem restrição"

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Museus despertam a curiosidade de alunos pela ciência


Da Redação

Descobrir na prática detalhes da ciência não encontrados nos livros. Esse foi o objetivo do projeto “Viajar É Educar – Uma Escola a Céu Aberto”, do Serviço Social do Comércio, ao incluir em seus roteiros visitas a tradicionais museus localizados na região central do Rio Grande do Sul. “Esperamos que o roteiro Descobrindo o Universo colabore com a educação prática em todas as escolas do Estado. O turismo educacional é uma ferramenta de auxílio para a construção da percepção da realidade por parte dos alunos, uma vez que lhes permite entrar em contato com a realidade concreta”, diz Fernando Bartmann, agente de cultura e lazer do Sesc/RS.

Em Santa Maria, a 290 km de Porto Alegre, o Museu Histórico e Cultural Vicente Pallotti é visitado por mais de 10 mil pessoas por ano. O local conta com uma riqueza de peças, classificadas em seções como mineralogia, arqueologia, paleontologia e zoologia. Segundo a organizadora do museu e bióloga Antoninha Julieta Brutti, os alunos se deparam com um universo de objetos fantásticos. “As matérias deixam de ser chatas para o estudante, que conhece um novo entendimento e interpretação dos estudos”, diz. Para Antoninha, o projeto “Viajar é Educar” é ótimo para o desenvolvimento do pensamento do educando, pois incentiva o saber e mostra na prática o conhecimento.

Já em Itaara, município vizinho de Santa Maria, o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência Victor Mostajo também tem despertado a atenção dos visitantes. Maquetes e audiovisual sobre o processo da evolução humana, réplicas de dinossauros e naves espaciais são algumas das curiosidades. Os visitantes podem ver ainda o traje espacial do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, bem como a representação de Luzia, o mais antigo esqueleto humano encontrado nas Américas, com 11,2 mil anos.

O museu, segundo mais visitado do Estado, é presidido por Hernan Mostajo, especialista em exobiologia (ciência que estuda a vida e os organismos vivos fora da Terra). Segundo ele, a visita ao local desperta a consciência da criança, fazendo que enxergue o passado e o futuro. “O aluno vê todas as faces e possibilidades da História, conhecendo o processo da vida para depois tentar desvendar os mistérios do universo”, explica.

Na opinião de Mostajo, iniciativas como esta do Sesc incentivam os alunos a refletir sobre a realidade do que já existiu e do que está acontecendo. “Na sala de aula, eles têm apenas um caderno, que não permite tocar nem visualizar nada referente ao conteúdo ensinado”, argumenta.

O projeto “Viajar é Educar” do Sesc é direcionado a estudantes do Ensino Fundamental entre 4ª e 8ª séries, visando, por meio do turismo educacional, aprofundar o conhecimento. Com esses passeios, o aluno aumenta seus conhecimentos sobre o conteúdo estudado, propiciando um maior desenvolvimento de suas competências e habilidades. O projeto conta ainda com outros nove roteiros que contemplam todas as regiões do Estado. As escolas interessadas em conhecer o projeto devem procurar a Unidade Operacional do Sesc em sua cidade.

Serviço:

Assessoria de Comunicação Sesc/RS (51) 3284.1998 / [email protected]

Assessoria de Imprensa do Sesc/RS (51) 3061.0952 / [email protected]

Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência Victor Mostajo (55) 3223.6215

Museu Histórico e Cultural Vicente Pallotti (55) 3220.4565


"Todo o conteúdo da Agência de Notícias Fecomércio/RS pode ser reproduzido sem restrição"


voltar