Primeiro e único Museu da América Latina

Mais de 650 mil visitantes já participaram das atividades - Emocione-se com o passado... e surpreenda-se com o futuro!!

 
 

Site hospedado em:

Visite:

KZUKA VISITA MUSEU

REPORTAGEM FEITA POR KZUKA

ETs existem?
Na busca por desvendar o mistério, Kzuka e mais três jovens visitaram o Museu de Ufologia de Itaara

Após 14 meses de romance, o cantor britânico Robbie Williams perdeu sua namorada, a atriz Ayda Field. O motivo? A atriz reclamava que Robbie preferia passar noites pesquisando na internet sobre ETs do que cumprir com suas “obrigações conjugais”. A informação é do blog Celebridades que causam.

Loucura ou não, a maioria de nós algum dia já parou tudo para questionar: “Os extraterrestres existem? O que são os discos voadores? Estamos sendo vigiados por seres vivos de outros planetas?”. Para buscar respostas a questões tão instigantes como essas, o Kzuka resolveu fazer uma visita ao Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência Victor Mostajo, em Itaara, o maior da América Latina. Com nós, mais três jovens: Gabriela Soldati e Lucas Amorim, do Colégio Centenário, e Arthur Becker, da Escola Cícero Barreto.

“Fiquei impressionado com a capacidade do museu de nos instigar à pesquisa, a correr atrás de mais informações sobre a vida nos outros planetas. O guia não nos falou tudo o que sabe, longe disso. Ele garante que muitas verdades científicas são tratadas como segredo porque o mundo ainda não está preparado para ouvir, criaria um pânico gigante. Mas já estou louco para chegar em casa e pesquisar sobre o assunto”, afirmou Arthur ainda em Itaara.

O objetivo do museu é justamente este: provocar os seus visitantes – a maioria estudantes – para o mundo da pesquisa científica, para a Cosmologia, Evolução da Vida, Paleontologia, Arqueologia e, claro, a Ufologia. O museu não conta uma verdade definitiva sobre a existência ou não de seres extraterrestres. Conta, sim, fatos, curiosidades e situações inusitadas sobre o universo, vivenciadas por pesquisadores ou por pessoas comuns, que até então não acreditavam em vida fora do planeta Terra. A partir do que é contado, cada visitante que tire as suas próprias conclusões.

Diferentemente dos museus tradicionais, o Victor Mostajo aposta em um roteiro espetacularizado de apresentação, um verdadeiro show ensaiado há sete anos – desde que o museu foi inaugurado, em 2001 – pelo guia Hernán Mostajo, o cara que já recusou por três vezes o convite para participar do Programa Jô Soares. Conhecido como o “intérprete do universo”, como está no seu perfil no Orkut, o historiador impressiona na maneira de contar os fatos.

A fascinante visita conta ainda com maquetes, painéis ilustrados, réplica de dinossauros e dos primeiros primatas, vídeos com imagens do universo, peças de satélites, rochas meteóricas, fósseis animais e vegetais, o cheiro da Lua, telescópios e o exclusivo traje espacial do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes. Cada setor do museu possui uma música tema, que colabora no objetivo de levar o visitante a se questionar sobre o mundo: “Quem somos? De onde viemos? E para onde vamos?”.

“Tudo o que contamos aqui não vem do acaso, possui fundamentação científica. Não nos baseamos apenas nos estudos da Ufologia. Buscamos passar às pessoas conhecimento desde a origem do universo, a evolução da vida no Planeta Terra, a conquista espacial com a chegada do homem à Lua, até questões sobre o nosso futuro. Por exemplo, os cientistas mais otimistas acreditam que a vida na Terra dure mais 5 mil anos. Mas a grande maioria acredita em apenas 400 anos”, defende Hernán.

“O universo é muito grande, ainda há muito para ser pesquisado e descoberto. Cada ano que passa é descoberto trilhões de estrelas, de novos planetas. O planeta terra é apenas um pequeno detalhe do universo. Acredito que existam outras vidas, sim, além daqui. Algumas semelhantes à nossa, outras bem diferentes, cada uma com suas peculiaridades. Não acredito na existência de ETs exatamente como idealizamos, verde e com uma enorme cabeça. Mas acredito em outras vidas. Quem sabe, neste momento, outros seres vivos não estão em um outro “museu”, como nós, tentando desvendar os mistérios do nosso planeta e da vida humana?”
Lucas Amorim

“Muita coisa mudou desde a última vez que tinha visitado o museu, há cerca de cinco anos. Fiquei impressionada com a riqueza dos detalhes, das roupas, das maquetes. É tudo muito curioso e provocativo”.
Gabriela Soldati

Conheça você também!

O Museu de Ufologia, História e Ciência em Itaara está localizado na Rua Vanderlei Almeida, Parque Serrano II. Está aberto para visitas aos sábados e domingos, das 14h às 20h. Nos dias de semana, somente para um grupo mínimo de 10 pessoas e com agendamento prévio pelos telefones (55) 3222 7669 e (55) 9617 3672. O museu está próximo de chegar ao número excepcional de 100 mil visitantes.

Mas o museu também vai à escola. Através de projetos em três âmbitos – Astronomia, Paleontologia e Arqueologia –, já foi possível atingir mais de nove mil alunos com palestras, oficinas práticas, exposições e observações astronômicas.

FABIO DE OLIVEIRA

© 2007 kzuka.com.br
Todos os direitos reservados.

voltar