Primeiro e único Museu da América Latina

Mais de 650 mil visitantes já participaram das atividades - Emocione-se com o passado... e surpreenda-se com o futuro!!

 
 

Site hospedado em:

Visite:

PRIMEIRO LIXO ESPACIAL A CAIR NO BRASIL É ACERVO INÉDITO DO MUSEU

Satélite OSO - caiu no RS no ano de 1993

Alunos da 5ª Série do Colégio Santíssima Trindade - Cruz Alta - RS
Na pequena cidade de Itaara, na região central do RS, "repousa" como peça de museu, o primeiro lixo espacial que caiu no Brasil e em terras gaúchas no ano de 1993.

É no Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência "Victor Mostajo" que encontra-se a peça rara -um autêntico fragmento do satélite norte americano da série OSO (Orbital Solar Observatory) satélites destinados ao estudo das explosões e erupções solares e emissão de raios gama, enviados ao espaço no período de 1969 a 1972 pela NASA.

A trajetória final do satélite ocorreu em Ibirubá RS, o até então estranho objeto do espaço com 4,2 Kg caiu próximo a casa de um agricultor no interior do municipio , assustando os moradores da cidade que ouviram um tremendo estrondo vindo do céu.

No mesmo ano o Prof Historiador Hernán Mostajo esteve no local da queda para pesquisas e recebeu do agricultor o fragmento de satélite.

Após contato com a NASA no ano de 1994 e através das letras e números constando no fragmento espacial realizou-se a identificação do satélite, que após exames detalhados foi colocado em exibição pública como peça de acervo na seção Astronomia, sendo a primeira peça catalogada no Instituto Brasileiro de Museus.

Do Espaço para as mãos dos estudantes gaúchos:

Desde o ano de 2003 o Museu empresta a peça do primeiro lixo espacial que caiu no Brasil para o Observatório Itinerante BioAstronômico COSMOS que já possibilitou que cerca de 100 mil alunos das redes públicas e privadas pudessem tocar no lixo espacial e desta maneira conhecerem os avanços e os "perigos" da tecnologia espacial.

 

voltar