Primeiro e único Museu da América Latina

Mais de 650 mil visitantes já participaram das atividades - Emocione-se com o passado... e surpreenda-se com o futuro!!

 
 

Site hospedado em:

Visite:

MUSEU PARTICIPA DE OFICINA DE CONSERVAÇÃO DE ACERVOS

Nos dias 14 e 15 de Dezembro de 2009 ocorreu a Oficina de Conservação de Acervos evento este promovido pelo Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura, Sistema Estadual de Museus-RS,5ª Região Museológica do SEM-RS, Universidade Federal de Santa Maria, Museu Educativo Gama d'Eça e Sistema Municipal de Museus de Santa Maria.

Da esquerda: Andréa Lacerda Bachettini, Hernán Mosttajo e Maria Isabel Mariano da Rocha

Da esquerda: Maria Isabel Mariano da Rocha, Maria Zulmira Mariano da Rocha e Hernán Mosttajo

A oficina foi minstrada pela Professora Andréa Lacerda Bachettini - especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais - UFMG, mestre em História- PUC-RS e professora do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais - UFPel.

Os museus e suas funções. Conceitos de preservação, conservação e restauração. Breve histórico da preservação de bens culturais. Fatores de degradação: ação humana, condições ambientais, ataques biológicos e reações químicas. Documentação e conservação preventiva: elaboração de diagnóstico e plano de conservação. Procedimentos técnicos e rotinas de acondicionamento, manuseio, embalagem e transporte. Política de conservação de acervos.

 

Vídeo do evento

Fotos do evento


voltar