Primeiro e único Museu da América Latina

Mais de 650 mil visitantes já participaram das atividades - Emocione-se com o passado... e surpreenda-se com o futuro!!

 
 

Site hospedado em:

Visite:

MUSEUS & FÓSSEIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL

A pré-história pelos fósseis do Sul


Livro de geólogo gaúcho será lançado hoje em Santa Maria. Um presente incomum mudou a vida de Paulo César Manzig, natural de Santa Cruz do Sul. Aos 9 anos, na década de 60, quando morava com os pais em Santa Maria, ele visitou o Museu Vicente Pallotti. Lá, conheceu ninguém menos que o Padre Daniel Cargnin, um dos organizadores da instituição e um dos guardiões da paleontologia da Região Central. O curioso menino ávido por saber mais dos animais pré-históricos ganhou uma vértebra de rincossauro das mãos do padre.


O souvenir fez com que Manzig crescesse com a vontade de trabalhar nessa área. Graduado em Geologia desde 1980, o fã da paleontologia lança o livro Museus e Fósseis da Região Sul – uma Experiência Visual com a Paleontologia. Uma sessão de autógrafos, promovida pela Associação Padre Daniel Cargnin, ocorre hoje, às 20h, na SUCV, em Santa Maria. A distribuição do livro é gratuita.


A publicação tem co-autoria do geólogo Luiz Carlos Weinschütz, diretor do Centro de Paleontologia da Universidade do Contestado de Mafra (SC), onde ambos atuam. Para compor a obra que teve financiamento da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, Manzig viajou um ano e meio por cerca de 40 museus dos três estados da Região Sul do Brasil, com a inseparável câmera fotográfica na mão.
Um trunfo "voador" inesperado
 
Uma surpresa na pesquisa para a obra levou o autor a um fóssil que havia sido encontrado em 1971.
– Na expedição, fomos a uma universidade de Ponta Grossa (PR). Em um laboratório, me mostraram um fóssil sem identificação e que estava perdido lá. Me surpreendi com aquilo: "Isso aqui é um pterossauro, gente! Um dos primeiros dinossauros voadores" – conta Paulo.


Além desse relato, Museus e Fósseis da Região Sul, que foi lançado no Paraná em abril, traz a importância da Região Sul para compreender a história.


– Muitos conhecem apenas os dinossauros norte-americanos, dos filmes. Mas nós temos riquezas aqui no Sul e locais para se ver os fósseis daqui. Isso merece ser valorizado. Quanto ao livro, gostamos do produto final. É animadora a recepção das pessoas, o que nos motiva para pensarmos em projetos futuros – explica Weinschütz.
O livro com linguagem didática, de divulgação científica e destinado ao público geral é cheio de fotografias. Uma das inovações da publicação é sessão 3D. Para visualizar as imagens em terceira dimensão, um óculos especial vem anexo na obra.
‘Museus e Fósseis da Região Sul – uma Experiência Visual com a Paleontologia’
- Autor: Paulo César Manzig e Luiz Carlos Weinschütz
- Lançamento: Editora Germânica, 306 páginas
- Gênero: ciência, não-ficção

voltar