Primeiro e único Museu da América Latina

Mais de 650 mil visitantes já participaram das atividades - Emocione-se com o passado... e surpreenda-se com o futuro!!

 
 

Site hospedado em:

Visite:

18 de Maio dia Internacional dos Museus

No ano de 2003, o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, implantou a Política Nacional de Museus, com objetivo de estimular o desenvolvimento, e o avanço técnico-científico do campo museológico. São previstos vários eixos programáticos, entre eles a criação do Cadastro Nacional de Museus, preparativo para a implantação do Sistema Nacional de Museus, e o programa de formação e capacitação de Recursos Humanos em Museologia.

De acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Museus, novos conceitos sobre o papel das instituições Museológicas brasileiras, estão sendo postos em prática, assim, em comprometimento às ações educativas pressupostas, ampliam-se também a investigação, mapeamento, preservação e exposição dos testemunhos do Homem e da Natureza e com isso amplia-se e estimula-se a participação cidadã, a construção identitária e ainda a percepção crítica da realidade politico-cultural brasileira.

O Governo está cumprindo a sua parte, este ano de 2006 é o Ano Nacional dos Museus e a Semana Nacional dos Museus, de 15 a 21 de Maio de 2006 está com a proposição temática: Museus e Público Jovem. Neste aspecto, a questão é encontrar a fórmula para atrair esta parcela da população que desde o nascimento é globalizada, tecnológica e digital, para espaços museais onde muitas vezes o patrimônio cultural é disposto em acervo estático e inerte aos sentidos dos visitantes.

Urge mudanças conceituais e físicas nos museus brasileiros, pois são poucos os espaços que preservam e expõem acervos representativos da diversidade étnica, cultural e social de maneira atraente, lúdica e interativa ao visitante. Programas educativos podem ser elaborados por meios de exposições, oficinas, entre outros, no interior dos museus ou fora deles, ampliando e integrando o patrimônio cultural museal ao cotidiano dos cidadãos.

Neste 18 de Maio, dia Internacional dos Museus, cabe ao governo, instituições, e público reflexões sobre a importância desses espaços destinados à conservação e valorização de memórias e identidades locais, regionais e nacionais.
Visite Museus! Você vai se surpreender.

voltar